Mundo

Nasa descobre sistema solar com 7 planetas

A Nasa descobriu novos planetas no sistema planetário da estrela TRAPPIST-1, localizada a 40 anos-luz do Sol.

Um artigo publicado na revista “Nature” quarta-feira (22), diz que o sistema tem sete planetas com um tamanho próximo ao da Terra localizados em uma zona temperada,  com temperatura entre 0ºC e 100ºC.

“Com as condições adequadas da atmosfera, pode ter água em qualquer um dos desses sete planetas. Principalmente em três deles, que estão em localizações privilegiadas”, explicou Thomas Zurbuchen, diretor da área de missões científicas da Nasa, durante anúncio.

Até o momento este é o sistema com o maior número de planetas tão grandes quanto a Terra já descoberto, e também o que tem o maior número de mundos que podem ter água líquida.

“Existir esse sistema com sete planetas é realmente incrível”, disse Elisa Quintana, astrofísica da Nasa. “É possível imaginar quantas estrelas podem estar próximas e abrigar muitos e muitos planetas”.

Thomas Zurbuchen ainda disse: “A descoberta nos dá uma pista de que encontrar outra Terra não é uma questão de ‘se’ [ela existe], mas de ‘quando’.”

Possivelmente não estaremos vivos quando os astronautas conseguirem chegar até os planetas, mas os pesquisadores prometem mais novidades sobre o sistema em apenas cinco anos.

Vamos aguardar.

Comentários

Melhores da Semana

Subir